Forro de PVC

Forro de PVC

O forro de PVC é constituído por perfis ou lâminas de policloreto de vinila não plastificado, com acabamento padronizado que fornece ao material uma estrutura rígida e impermeável, além de coloração uniforme e resistência a fissuras e danos externos. Para o encaixe e instalação na superfície do teto ou revestimento de sistemas elétricos e hidráulicos, são utilizados pendurais geralmente constituídos por PVC e aço galvanizado. 

O desempenho do forro é verificado de acordo com critérios como a resistência a materiais de limpeza; a existência de uma barreira contra lesões químicas causadas por materiais de construção e atmosferas básicas ou ácidas; índice de propagação de chamas, de acordo com os critérios da NBR 9442:1986; além de consulta ao fabricante em casos de aplicação especial.

O seu uso em habitações é mais frequente em ambientes úmidos, como banheiros e saunas, pelo fato de o material resistir à umidade e ser de fácil lavagem. O que é viável também em hospitais e unidades escolares, que priorizam a constante limpeza predial. 

Segundo a NBR 15575-1:2008, conhecida como Norma de Desempenho, a VUP (Vida Útil do Projeto) em edifícios habitacionais compreende o período de 40 a 60 anos. Para que esse tempo de vida útil seja alcançado, a instalação dos forros deve ser feita respeitando os limites do material conforme a sua opção de uso, ou seja, adequá-lo às regras de manutenção e operação do espaço onde será instalado.

O material já está sendo utilizado em habitações de baixa renda, embora não existam linhas específicas para o segmento popular, visto que sua fabricação é padronizada no mercado. Para a engenheira Mercia Bottura de Barros, o forro de PVC ainda não foi totalmente difundido nas construções habitacionais por conta de seu formato e aparência. "A cultura vigente prefere ainda ver uma superfície única, parecendo uma laje, do que ripas de plástico", observa.




laje, do que ripas de plástico", observa.
ESPECIFICAÇÕESAo comprar o forro de PVC, é importante que sejam verificadas as lâminas, pois serão elas que formarão a base para a instalação do material. Em relação ao encaixe, geralmente a execução é feita pelo sistema macho-e-fêmea, que permite um acabamento de fixação praticamente invisível. Na hora de verificar algumas especificações das peças, é recomendado confirmar se o peso médio das placas varia em torno de 1,9 kg/m2 e se o comprimento de base do forro não é maior que 6 m, para não causar emendas.

Outro ponto importante é pesquisar se o fabricante faz parte do PSQ (Programa Setorial da Qualidade) do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Esse requisito é importante porque os produtos são monitorados por auditorias que verificam a qualidade das peças e, portanto, são avaliados para evitar problemas em toda a vida útil do material. Já a instalação deve estar fundamentada nas exigências relacionadas nas normas técnicas que especificam o perfil de PVC rígido para forros, que podem ser consultadas nas NBRs 14285 a 14295.

CUIDADOS DURANTE A INSTALAÇÃOA princípio, é fundamental que haja cuidado em relação aos equipamentos para proteção individual. Os instaladores devem estar protegidos com capacete, óculos, protetores auriculares e luvas. Depois de equipar os funcionários, é necessário definir qual será o sentido de colocação do forro e fazer uma medição do pé-direito do lugar a receber o material.

As lâminas de PVC e os rodaforros, que darão os suportes laterais ao forro, devem ser encaixados na estrutura de sustentação formada geralmente por ferros de aço galvanizado. Na fixação da cantoneira, deve haver um recorte de largura de 45o e as placas de PVC, por sua vez, devem possuir uma medida inferior a 50 mm de distância entre as duas paredes laterais.

Ainda é recomendada a fixação de reforços metálicos a cada 1,20 m da estrutura pendural, que também deve estar nivelada com declividade inferior a 2 mm/m entre os pontos de sustentação. A engenheira civil Mercia Bottura de Barros recomenda que o processo de fixação do forro seja priorizado, pois ele determinará a instalação adequada do sistema. "A fixação é fundamental para que não haja empenamentos das lâminas de PVC", adverte.

LOGÍSTICA
A manutenção do forro de PVC é facilitada pelo fato de o material não propagar fogo, ser impermeável, imune à corrosão e dispensar pintura. Dessa forma, a vida útil depende apenas de limpeza constante, que pode ser realizada com facilidade.  "O material pode ser limpo com produtos de limpeza básicos em áreas úmidas ou onde exista vapor ou gordura", salienta a arquiteta Maria Amélia D'Azevedo Leite.

Comentários

Postagens mais visitadas