Gesso

Gesso

Você notou que a tecnologia de gesso liso para revestimento de paredes de alvenaria e tetosestá cada vez mais comum no canteiro de obras, principalmente residenciais? Além de custar bem menos que um revestimento em argamassa de cimento (chapisco+emboço+reboco), a rapidez com que o gesso é executado deixa o reboco comendo poeira… Somando-se a estas duas grandes características, há ainda economia com a eliminação da etapa de regularização da superfície com massa de PVA (massa corrida) possibilitando a pintura diretamente no gesso. Então temos 3 grandes vantagens para se usar gesso liso:
  • Custo mais baixo que o reboco de argamassa
  • Rapidez na execução
  • Economiza na massa corrida de pintura
Para aproveitar essas 3 vantagens, há uma série de etapas que precisam ser verificadas e fiscalizadas por você, responsável da obra (seja você engenheiro, arquiteto, técnico ou construtor). Caso contrário, as patologias inconvenientes como desplacamento, trincas, ondulações e manchas vão aparecer e você terá que refazer o serviço antes de entregar para o cliente. Retrabalho é custo desnecessário, e é por isso que vamos te ajudar a evitar esses problemas!
Interação com outros materiais (Água e Aço)
Antes de decidir pelo uso ou não do gesso, é importante entender a interação dele com outros materiais presentes na construção e no uso ao longo da vida útil do edifício.
  • Gesso x Água:
    • O gesso não estraga se molhar: O gesso não é como o açúcar, alguns respingos ou algum incidente eventual que molhe o gesso aplicado não são suficientes para danificá-lo permanentemente.
    • Revestimento de gesso é sensível à umidade constante e à água corrente. Se as as fundações não forem bem impermeabilizadas ou se por algum motivo houver acúmulo constante de umidade nas paredes, aí sim o revestimento apresentará patologias.
  • Gesso x Aço:
    • Quimicamente, o gesso provoca a oxidação do ferro presente no aço (ou ferrugem, aquelas manchas vermelhas). A ferrugem enfraquece a estrutura do aço, assim o contato entre esses dois materiais devem ser completamente evitado.
Para aplicar gesso na parede de forma perfeita há 4 processos que precisam ser rigorosamente seguidos para um acabamento final impecável. Esses processos foram obtidos de nossa experiência prática em obras residenciais (casas e prédios de apartamentos) e também pela pesquisa nos melhores materiais técnicos que pudemos encontrar. Tentamos abranger todo o conteúdo que um profissional precisa saber quando for supervisionar este serviço. Mãos à obra!

Comentários

Postagens mais visitadas