Hidráulica
Hidráulica
Não é segredo para ninguém que a instalação hidráulica residencial é uma das partes mais importantes da obra. Afinal, o projeto hidráulico é o responsável por comandar todo o abastecimento de água da residência e, sendo assim, até mesmo o menor dos erros pode se tornar um grave problema no futuro.
Por isso, todo cuidado é pouco no momento de fazer as instalações. Contar com mão de obra especializada e investir em materiais de qualidade são apenas alguns dos requisitos básicos para um projeto hidráulico bem-sucedido. Porém, ainda existe uma série de coisas que você precisa saber sobre o assunto. Que profissionais contratar? Que tipo de material é o mais indicado? Como evitar vazamentos? Como fazer a manutenção do sistema?
Neste post, você encontrará as respostas para todas essas perguntas e garantirá uma instalação hidráulica segura e correta para a sua casa. Tudo isso para você evitar estresse ou prejuízo nessa etapa importante. Vamos lá?
Tudo começa com a caixa d’água, que é a primeira coisa a se considerar na estruturação do sistema hidráulico de uma residência. A caixa deve ser instalada no ponto mais alto da casa, a fim de evitar problemas no abastecimento dos cômodos.
Caso a arquitetura do projeto não permita a instalação no ponto mais alto, saiba que a distância mínima da caixa d’água em relação ao chuveiro deve ser de pelo menos 1,20 m, garantindo a pressão suficiente.
A parir daí, é necessário fazer as conexões da caixa para que a tubulação conduza a água do hidrômetro até o reservatório. Na saída de água, instalam-se a boia e o registro, além de outra saída para limpeza.
Muitas instalações utilizam uma única saída de água, mas é possível fazer duas ou até três ligações conforme o padrão da residência — uma somente para a descarga e outra para o chuveiro, por exemplo. Tudo vai depender das funcionalidades que você quer para o seu projeto hidráulico.
Comentários
Postar um comentário